terça-feira, 27 de maio de 2008

António Torrado e o Macaco do rabo cortado


É de António Torrado,a versão da história do famoso macaco que temos na BE/CRE. Poeta, ficcionista e dramaturgo, é sobremaneira conhecido como escritor de livros para crianças, domínio onde a sua bibliografia é particularmente fecunda. A par de outros galardões, foi, em 1988, atribuído ao conjunto da sua obra para crianças o Grande Prémio de Literatura Infantil Calouste Gulbenkian. Mas, simultaneamente, A.T. tem mantido uma ligação constante com a temática educativa, quer como autor de manuais escolares para o ensino básico elementar, quer em intervenções regulares na imprensa, quer na formação de professores em Portugal e em missões de cooperação em países africanos de língua oficial portuguesa.
Licenciado em Filosofia, professor do ensino secundário, donde se viu afastado, em meados dos anos 60, por motivos políticos, participou, a partir do fim dessa década, na criação e orientação de uma escola de ensino infantil e primário, em Lisboa, que aplicou e difundiu as metodologias das novas correntes pedagógicas.

1 comentário:

Anónimo disse...

olá António Torrado ainda te lembras do livro que fizeste do Caídé que foste á escola da cavalinha é b 1 da cavalinha eu te fiz esta pergunta:quantas horas demora a fazer um livro se se lembra mande uma msn para : Rui-filipe-reis@live.com.pt